Mesa Literatura e Antropoceno

10 de novembro / qui / 18h às 19h

Teatro Bruno Kiefer
Casa de cultura Mário Quintana

O Antropoceno, para além de ser um evento científico, também tem sua dimensão simbólica. Que histórias o Antropoceno é capaz de produzir, e como contá-las? Qual a linguagem capaz de expressar as novas relações inauguradas por essa nova época geológica?

Ministrantes

Daniel Galera

Escritor e tradutor. Publicou oito livros de ficção, sendo agraciado com diversos dos mais prestigiados prêmios de literatura brasileiros. Seu último livro, O deus das avencas, parte de contos que imaginam futuros possíveis para um mundo cada vez mais devastado pela crise climática e as formas de sobreviver coletivamente. 

Marília Kosby

Poeta e antropóloga nascida no extremo sul do Brasil. Autora dos livros Os baobás do fim do mundo (2011), Mugido (2017) e Alma-caroço (2021), com o ensaio de antropologia Nós cultuamos todas as doçuras, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Brasileiro. Doutora em Antropologia Social (UFRGS), com pós-doutorado em Filosofia pela Université de Liège (Bélgica), é professora no curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa – campus Uruguaiana.

Mediação: Maria Petrucci