Mesa Escalas: dinâmicas fundo-superfície

9 de novembro / ter / 9h às 11h

Teatro Bruno Kiefer
Casa de cultura Mário Quintana

Quais os tamanhos do Antropoceno? Das variações biológicas de microorganismos às grandes catástrofes climáticas e biogeoquímicas, passando pela necessidade de coordenação da ação política de grupos sociais distintos, as diferentes escalas que compõem as paisagens do nosso contemporâneo parecem estabelecer entre si estranhas relações de parentesco. A facilidade com que achávamos saber distinguir o micro do macro, o local do global e o particular do universal parece se desfazer na medida em que as conexões constitutivas que tecem o fundo de nossas vidas emergem para a superfície. Como transitar entre escalas no Antropoceno?

CONVIDADOs

Francisco Eliseu Aquino

Climatologista, geógrafo e professor de Geografia da UFRGS. Doutor em Climatologia e Mudanças Climáticas (UFRGS), desenvolve pesquisas com ênfase no Antropoceno, mudanças ambientais globais, meteorologia e climatologia polar e subtropical, eventos extremos, teleconexões, monitoramento de massas de gelo, emergência climática e o Brasil. Participa e desenvolve pesquisas desde 1993/94 no Programa Antártico Brasileiro (17 expedições de campo à Antártica), incluindo sete ao interior do Continente (verões de 2004/2005, 2008/2009, 2010/2011, 2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2019/20). Coordenador do NOTOS – Laboratório de Climatologia do Departamento de Geografia, Coordenador da Divisão de Climatologia Polar e Subtropical do Centro Polar e Climático – CPC/UFRGS e Diretor Substituto do Centro Polar e Climático (junho/2021 a junho 2023).

 

Renzo Taddei

Antropólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Antropologia pela Universidade Columbia, foi professor visitante nas Universidade de Yale, Duke e na Universidade da República no Uruguai. É autor do livro Meteorologistas e Profetas da Chuva: conhecimentos, práticas e políticas da atmosfeta, e editor, com Stelio Marras, da coletânea O Antropoceno: sobre modos de compor mundos, a ser lançada em dezembro de 2022.

Rodrigo Nunes

Filósofo, professor da PUC-Rio e pesquisador atuante na área da filosofia moderna e contemporânea, em particular nas áreas de ontologia e filosofia política. É doutor em Filosofia pelo Goldsmiths College, University of London, e foi pesquisador de pós-doutorado na PUC-RS e na Brown University. É autor dos livros Do transe à vertigem – Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição, Neither Vertical Nor Horizontal. A Theory of Political Organisation e Organisation of the Organisationless. Collective Action After Networks.

Mediação: Anelise De Carli